O que é moleskine? Muitas pessoas ainda não conhecem o lendário caderno Moleskine. Ele é o sucessor dos famosos cadernos que eram usados por artistas famosos, como Pablo Picasso e Van Gogh.
Praticamente todos os artistas usavam cadernos de bolso que eram encapados com tecido envernizado ou couro de diferentes procedências, mas acredita-se que como num golpe de marketing, foram todos incluídos na família dos Moleskine. Enfim, vamos embarcar nessa aventura ao passado e entender O que é moleskine? Mas caso já saiba o que é e queira comprar, produzimos um artigo especial, Moleskine onde comprar?O caderno foi batizado de Moleskine (palavra que vem de pele de toupeira) pelo famoso escritor Bruce Chatwin que o considerava seu favorito. Foram fabricados e usados pelo menos por um século na França, por uma empresa que abastecia várias papelarias de Paris, onde famosos escritores de vários lugares do mundo compravam.
No ano de 1980, mais ou menos, estes cadernos foram se tornando raros e chegaram até a desaparecer depois que a fábrica encerrou suas atividades. Em 1997, em Milão, os Moleskine passaport voltaram a ser fabricados por uma editora que decidiu manter o nome para manter a tradição.Daí por diante sua produção cresceu e expandiu, sendo usado para rascunhos, ideias, ou até mesmo uma arte bem-acabada. O que terminou se convertendo em peças exclusivas de arte, e auxilio indispensável para quem usava na anotações de ideias. Atualmente é produzido por uma empresa italiana Moleskine SRL. Desde 2006, são costurados e montados na Itália e impressos na china.
Embora seu nome seja uma alusão a tecido, ele não é mais produzido ou revestido com este material. É fabricado utilizando uma capa dura (cartão), coberta por uma substancia impermeável.É uma peça muito simples, de forma retangular, com bordas arredondadas, com um marcador de páginas de elástico e uma divisão interna expansível, lombada costurada que possibilita abertura plana de 180 graus. Este tipo de “caderno” tem feito o maior sucesso.Varia de acordo com o peso e concentração do papel utilizado. Atualmente, os moleskines, tem alternativas para todas as preferencias, desde os mais planejados e organizados, com calendários e pautas como também para aqueles que preferem criar em páginas livres.A versão atual não é, entretanto, procedente da versão original do moleskine. Existe muitos sites que se dedicam a desenhos para as páginas dos moleskines.Atualmente na china, são fabricados aproximadamente 4,5 milhões de cadernos moleskine por ano.É no mínimo intrigante porque em tempos de tecnologia, onde o papel nem participa mais no processo da escrita (pelo menos para as gerações atuais), onde contamos com ferramentas, como Word e os softwares avançados, com várias possiblidades de desenho, as pessoas ainda desejam ver sua letra no papel? Talvez na esperança de deixar algo registrado, um desenho, uma ideia que não pode ser apagada. Possa se sentir como um poeta ou um famoso escritor do passado e pertencer a um seleto grupo que mantem uma ligação com o passado.
No filme “Indiana Jones e a Ultima Crizada” o personagem Prof. Henry Jones, fazia suas anotações num Moleskine.
Na música “Nobody Home, da famosa banda “Pink Floyd” no primeiro verso tem uma referência ao “caderno preto” onde estavam escrtos os poemas. Provavelmente uma alusão a um Moleskine
Johnny Depp também utiliza um moleskine para fazer suas anotações referentes aos assassinatos de Jack o estripador no filme “From Hell”.
Comentários
Postar um comentário